terça-feira, 23 de setembro de 2008

Teletrabalho

O FGV Online promove, no próximo dia 1º de outubro, um evento para falar sobre o teletrabalho e as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente profissional. Na ocasião, haverá uma palestra com a diretora da Pesquisa Telecapacitados, Sonia Boiarov, e será apresentada a parceria que a FGV mantém com o Instituto Paradigma, cujo resultado é um curso a distância sobre acessibilidade. O evento será na sede da Fundação Getúlio Vargas, das 9h às 12h, no Centro do Rio (Rua da Alfândega, nº 6). A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo telefone (21) 2197-5133 ou pelo e-mail mktfgvonline@fgv.br, até o dia 28/09.
A Pesquisa Telecapacitados reuniu nove países latino-americanos, entre eles, o Brasil, e teve como objetivo pesquisar as possibilidades que as TICs (Tecnologias da Informação e do Conhecimento) oferecem em termos de trabalho remoto (trabalho a distância) às pessoas com deficiência. A iniciativa é coordenada pela Argentina, por intermédio da Comissão TIC da Associação de Usuários de Informática e Comunicações do país, e tem o apoio financeiro do Canadá, por meio do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC), instituição criada pelo Parlamento canadense para cooperar com programas que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida nos países em desenvolvimento.
Além do Brasil e da Argentina, os países que fazem parte da pesquisa são: Chile, Colômbia, El Salvador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O debate sobre o teletrabalho é recente no Brasil. O tema é alvo do projeto de lei número 102, de 2007, que está em fase final de tramitação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O objetivo do projeto é equiparar o teletrabalho ao trabalho convencional definido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). No caso das pessoas com deficiência, a discussão sobre o tema é muito importante, pois é sinônimo de inclusão profissional.
O FGV Online e o Instituto Paradigma vêm investindo desde 2006 no uso da tecnologia com esse propósito, por intermédio do curso Acessibilidade: conceitos, espaços físicos e processos de comunicação. Estruturado em 15 horas, com aproximadamente um mês de duração, o curso apresenta conceitos e definições que garantam a acessibilidade para pessoas com deficiência, indispensáveis para a construção de uma visão profissional do grupo, e traça um histórico das práticas sociais com relação a esses profissionais.

Nenhum comentário: