terça-feira, 30 de setembro de 2008

Comprometimento

Com o objetivo de expressar o olhar da sociedade civil acerca da efetivação e ampliação dos Direitos das Pessoas com Deficiência, será lançada hoje no Auditório da Casa da Esperança, em Fortaleza, Ceará, a Plataforma Política do Movimento das Pessoas com deficiência. Através dela, o movimento pretende comprometer os (as) gestores (as) eleitos (as) no pleito de outubro de 2008, no sentido de que faça deste documento um verdadeiro plano de trabalho, assumindo suas diretrizes como metas, com o compromisso de implementação de todas as suas disposições no decorrer dos próximos quatro anos.

O documento reúne propostas sobre diversas temáticas como educação, saúde, transporte e trabalho, propondo ações em políticas públicas que adotam a acessibilidade e o respeito como pressupostos para a efetivação de direitos fundamentais das pessoas com deficiência. A Plataforma tem o respaldo legal da Constituição Federal, da lei 7.853/89, dos Decretos 5.296/04 e 6.571/2008, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU), entre outros.

As proposições vão desde a realização de campanhas que capacitem e sensibilizem profissionais e a sociedade em geral a lidar com pessoas com deficiência - respeitando-as em seus direitos e autonomia - à promoção da acessibilidade aos meios físicos, à comunicação e informação, através da adaptação de espaços públicos e privados de grande circulação.

O Movimento das Pessoas com Deficiência (MPcD) reúne diversas entidades e grupos de e para pessoas com deficiência do estado do Ceará. Trata-se de uma articulação da sociedade civil, de caráter apartidário, que luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência e por uma cidade acessível a todos e todas.

Nenhum comentário: