segunda-feira, 4 de maio de 2009

Hipocondríacos


O receio de uma epidemia de gripe suína tem consumido energia de quem se preocupa com a saúde, ainda que os especialistas reiterem que não há motivo para entrar em pânico. Mas uma parcela da população certamente já começou a sofrer sintomas mais intensos de ansiedade devido ao atual cenário: os hipocondríacos.

Estudos indicam que 4% a 7% das pessoas que buscam auxílio médico, de um modo geral, sofrem de hipocondria, uma doença crônica e debilitante que já foi bem caracterizada no cinema por Woody Allen no filme "Hannah e suas irmãs", entre outros. O próprio ator já admitiu a preocupação exagerada em contrair doenças.

Os hipocondríacos interpretam sensações fisiológicas habituais ou pequenas variações normais do corpo como um sintoma de um mal que está por vir. O quadro pode se desenvolver ao longo da vida, mas no início da idade adulta é melhor identificável. Mulheres e homens são igualmente acometidos pelo distúrbio e não há como preveni-lo.

Segundo o psiquiatra Brian Fallon, professor de Psiquiatria Clínica da Universidade Columbia de Nova York (EUA), as causas da hipocondria são variadas porque ela é uma patologia cuja natureza é heterogênea. Entretanto, explica o especialista, "algumas vezes o distúrbio se desenvolve em decorrência de um estresse psicológico e, em outros casos, pode ser desencadeado por algum problema neuroquímico".

Confira a íntegra dessa matéria no site da Gazetaweb - http://gazetaweb.globo.com

Fonte: Gazetaweb/UOL

Nenhum comentário: