quinta-feira, 28 de maio de 2009

Salas novas para alunos deficientes


O Ministério da Educação (MEC) se comprometeu em entregar 10 mil salas multifuncionais até o final deste ano e serão integradas as redes públicas. Hoje existem 5.500 salas apropriadas para deficientes por todo o País.
Existem 305 mil crianças portadoras de deficiência que estão matriculadas em colégios comuns. O índice de matrícula em 2009 corresponde a 54 %. Em 1999 esse índice era de apenas 13%.
Na rede estadual de escolas do estado de São Paulo são 2.725 alunos com deficiências, entre eles 1.114 possuem problemas mentais. O governo estadual mantêm 247 salas multifuncionais.
O programa Educação Inclusiva, promovido pelo MEC capacita professores da rede pública, tanto municipal quanto a estadual, para oferecer educação especial para todos os alunos portadores de deficiências.
As secretarias de cada município devem apresentar para o MEC até o dia 5 de junho a indicação da escola que receberá o investimento para a preparação das salas. A entrega dos equipamentos e a construção dos ambientes escolares adaptados com recursos multifuncionais será iniciada em novembro.

Nenhum comentário: