terça-feira, 20 de janeiro de 2009

China


As pessoas com deficiências físicas estão recebendo educação pública nas últimas décadas na China, disse o vice-diretor da Federação dos Portadores de Necessidades Especiais da China, Sun Xiande, em uma conferência.

"Desde o lançamento da reforma e abertura ao exterior há 30 anos, a China criou gradualmente o sistema educativo especial para seus cidadãos com deficiências físicas, que inclui educação básica, treinamento profissional, ensino superior e educação para adultos", disse Sun na reunião.

"Isso sempre constituiu uma parte importante da causa educativa da China", acrescentou Sun.

Segundo estatísticas do governo chinês, até o final do ano pasado, a China contava com 1.667 escolas especiais, cerca de quatro vezes a cifra de 1986, além de 2.803 classes especiais afiliadas a escolas comuns para as crianças afetadas por problemas de visão, audição e intelecto, envolvendo o total de 580 mil alunos comparado com os 47,2 mil em 1986.

Ao mesmo tempo, cerca de 20 províncias, regiões autônomas e municípios estabeleceram planos de subsídios para ajudar os universitários deficientes.

Bem, se formos considerar que dados do próprio governo chinês estimam que haja 80 milhões de pessoas com deficiência no país, os números apresentados são inexpressivos. Porém, para se subir uma escada é necessário começar pelo primeiro degrau. Traduzindo a pobre analogia, que os governantes mantenham e/ou acelerem os programas de educação voltados ao segmento. Dessa forma a China estará dando um importante passo para a inclusão dessa expressiva parcela da população.

Nenhum comentário: