quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vamos ao Cinema?

Alguém sabe que cegos e surdos podem freqüentar sessões de cinema? Sim, isso é realidade no “Festival Assim Vivemos”. Promovido a cada dois anos pelo Centro Cultural Banco do Brasil, o projeto é exibir filmes com audiodescrição (descrição de tudo o que aparece na imagem dos filmes e que estão sem som, ou seja, só a interpretação do ator), legendas com closed caption (descreve o barulho da cena, como uma porta batendo, mas não aparece o movimento) e interpretação em LIBRAS – a linguagem dos sinais.

O Festival foi fundado em 2003 por Gustavo Acioli e Lara Pozzobon. Ambos foram convidados a participar da mostra de filmes Wie wir leben, em Munique, na Alemanha. Este evento já promovia filmes direcionados para deficientes, com as técnicas de apresentação que possibilitava qualquer pessoa, independente da deficiência, pudesse assistir. O casal trouxe esse método para o Brasil, sendo pioneiros.
“Quando vimos aqueles filmes totalmente acessíveis, nós ficamos apaixonados, por que mexe com a pessoa e quebra o preconceito, além de levar a reflexões sobre a vida do deficiente na sociedade”, diz Lara Pozzobon, curadora do Festival.
Para Lara, esse tipo de projeto contribui para a inclusão social. Ela observa que a mídia tem mudado seu foco quando se trata de deficientes. “Há uns 10 anos, os meios de comunicação tratavam a pessoa com deficiência no tom de piedade e atualmente abordam as habilidades que os deficientes possuem”, conclui.
Os filmes são de temática sobre deficiência com teores políticos, superação e alegrias. O festival será celebrado em três capitais. Serão exibidas 24 produções de 13 países entre Coréia do Sul a Canadá. E claro que o cinema brasileiro está dentro desse espetáculo com quatro filmes nacionais.

Festival Assim Vivemos
4º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência.

Rio de Janeiro- 4 a 16 de agosto
Rua 1º de Março, 66
Centro- Rio de Janeiro

Brasília- 25 de agosto a 6 de setembro
SCES Tr 2 s/n cj 22
Brasília – DF

São Paulo- 7 a 18 de outubro
R. Álvares Penteado, 112
Centro- São Paulo
Todas as sessões têm entrada franca.
A programação completa está no site do festival: www.assimvivemos.com.br

Um comentário:

Maria Pospi disse...

Olá Priscila tudo bem? Muito legal a divulgação, postei em meu blog. Abraços!!