segunda-feira, 20 de julho de 2009

Primeiro juiz cego nos tribunais do Brasil


Ricardo Tadeu da Fonseca de 50 anos será desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região no Paraná. Desde seu nascimento ele é tem a visão reduzida em razão de uma paralisia cerebral. Com 23 anos ele perdeu totalmente a visão e estava no terceiro ano da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Mas pode contar com ajuda de seus colegas de sala, que passaram a gravar leituras do conteúdo dos livros e das aulas para que Ricardo Tadeu pudesse finalizar os estudos.
Para ingressar na magistratura, precisou vencer algumas barreiras. Em 1990 Fonseca foi aprovado em um concurso para juiz do Trabalho de São Paulo, mas desclassificado logo depois, por ser cego.
Sem desistir, um ano depois ele foi aprovado em 6° lugar no concurso nacional para Ministério Público do Trabalho (MPT), e por 18 anos foi procurador.
"Sempre quis ser juiz. Realizei um sonho” afirma Ricardo Tadeu, e ainda comenta que não terá problemas em julgar e analisar os processos já que seus assessores irão descrever os documentos e através disso ele dará o juízo de valor.
"Nunca tive problema de prazo para entrega de documentos, nem como advogado nem como procurador. Eu penso muito rápido. Do mesmo jeito que as pessoas desenvolvem a visão, eu desenvolvi a capacidade auditiva", disse.

Nenhum comentário: