sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cuidado com a pressão alta!

A hipertensão (pressão alta) é uma doença silenciosa, ou seja, ela vai aumentando seu nível sem acusar sintomas e por muitas vezes, quando é diagnosticada pode ser até tarde! A medida ideal da pressão arterial é de 13 por 8. Quando está muito acima dessa marcação pode ocorrer a retinopatia hipertensiva, que é um distúrbio de visão.
A hipertensão arterial pode se refletir, principalmente, no leito vascular de órgãos, dentre estes, os olhos. O diagnóstico precoce dos sinais e lesões referentes à retinopatia hipertensiva, permite avaliar a gravidade e realizar um acompanhamento evolutivo das lesões como hemorragias na retina. Os exames para constatar esse quadro são os fundoscopia e oftalmoscopia direta e indireta.
Outra complicação decorrente da hipertensão é o rompimento da circulação sangüínea retineana. “A veia central retineana é o principal vaso sangüíneo que transporta o sangue a partir da retina. A sua obstrução faz com que as veias menores da retina fiquem congestionadas. Assim, a superfície da retina torna-se congesta e edemaciada e pode ocorrer um escape de sangue no olho”, diz o oftalmologista Edson Branzoni.
A rompimento da circulação sangüínea retineana ocorre, principalmente, em pessoas idosos com histórico de glaucoma, diabetes, hipertensão arterial ou doenças que provocam alterações na coagulação do sangue. De acordo com Branzoni a obstrução da veia retineana provoca perda de visão indolor.
Para evitar qualquer tipo de lesões, sempre procure por um posto de saúde ou farmácia e tire a medida de sua pressão regularmente!

Um comentário:

tania disse...

Oi Gente
Há algum tempo acompanho vocês na edição impressa, depois pro on line e agora chegou a vez de vocês me acompanharem também.
Sou a Tania Speroni e junto com o jornal Zero Hora de Porto Alegre, estou lançando meu blog, chamado Sem Barreiras, que será mais um meio de comunicação pra provarmos que somos todos iguais.Beijos
www.zerohora.com/sembarreiras