quinta-feira, 26 de março de 2009


Quem sofre de insônia crônica está até cinco vezes mais propenso a ter pensamentos paranóicos em comparação às pessoas que dormem bem, segundo estudo feito no King’s College de Londres. É o que os pesquisadores britânicos estão chamando, informalmente, de “a maldição de Macbeth”. Na tragédia shakespeariana, Macbeth passa várias noites em claro e, depois de assassinar o rei Duncan (estimulado por sua esposa, Lady Macbeth que, por sua vez, é sonâmbula), é tomado pela idéia de que seu crime será descoberto a qualquer momento.

A pesquisa revela também que mais da metade das pessoas com paranóia severa atendidas em uma clínica psiquiátrica de Londres tinham dificuldades para dormir. É bem sabido que a falta de sono afeta o funcionamento cerebral de várias formas e, segundo os autores, essas alterações criam condições ideais para “desconectar” a mente do mundo real. Do ponto de vista epidemiológico, a situação é preocupante se considerarmos que até 50% da população tem alguma dificuldade para dormir, alertam os autores. O estudo foi publicado na revista Schizophrenia Research.

A esquizofrenia é tema da matéria de capa da Sentidos 51. O drama encenado pelo ator Sidney Santiago na pele de Ademir, em Caminho das Índias, é uma realidade para muitas pessoas. Nossa reportagem traz informações importantes e esclarecedoras sobre o tema. Vale a pena conferir.

Fonte: Revista Mente e Cérebro

Foto: Biblioteca do Congresso, Washington

Nenhum comentário: