quarta-feira, 18 de março de 2009

Interatividade


Os números impressionam cada vez mais. Se em 1966 havia cinco canais de mídia, sendo que nenhum era digital, hoje temos trinta, sendo 23 digitais. O mundo em transformação pode ser medido por outros dados. Em 1994, 77 milhões de pessoas utilizavam a internet. Em 2008, estimou-se em 1,4 bilhão a quantidade de usuários. Quase vinte vezes mais.

Nesse cenário, um outro fenômeno era inevitável. O da interatividade entre pessoas de todo o mundo. Só o Orkut possuí 37 milhões de internautas. No Youtube, 30 mil novos vídeos são publicados por dia. Comunidades aparecem como num estalo de dedos. E tudo isso acabou trazendo uma ferramenta fantástica para qualquer indivíduo com um mínimo de intimidade com o mundo digital. As redes sociais.

Formadas por pessoas de perfis diferentes, mas com interesses comuns, são fontes de informação inesgotável. Dúvidas, sugestões, esclarecimentos, tudo é compartilhado por quem delas fazem parte. Nessa toada, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente – criou a sua. O novo site (www.aacd.org.br), concebido pela AgênciaClick, traz a primeira comunidade virtual do país, entre instituições do Terceiro Setor. Já são 1.300 membros ativos em apenas dois meses.

No universo da pessoa com deficiência, onde a busca por soluções e apoio se faz necessária de maneira intensa, o advento dessa ferramenta merece destaque. E fazendo a sua divulgação, queremos não só estimular a participação de todos, mas também incentivar outras entidades, sejam de perfil filantrópico ou não, a criarem as suas. Um investimento em tecnologia que, no curto prazo, será revertido em ganhos sociais inestimáveis. Um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário: