quarta-feira, 4 de março de 2009

Biblioteca


A biblioteca multimídia on-line da Europa, "Europeana", está acessível ao público, que através da Internet poderá ter informações a mais de dois milhões de obras dos 27 estados-membros da União Europeia. Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais.

Acessível, seguindo os padrões determinados pela W3C (Consórcio World Wide Web), e em todas as línguas da UE, através do endereço http://www.europeana.eu conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objetos das suas coleções.

Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir o projeto, envolvendo também o setor privado, e o objetivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interativas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais".

Fonte: Lusa

Nenhum comentário: