segunda-feira, 2 de março de 2009

Pinacoteca


A Pinacoteca do Estado apresenta, a partir de sábado (07/03), exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiência visual que participou de visitas orientadas nos últimos cinco anos. Além disso, fatores como a dimensão, forma, textura e diversidade estética, que facilitam a compreensão e apreciação artística dessas obras ao serem tocadas, também foram adotados como critério para a escolha.

Com esta iniciativa, o público com deficiência visual poderá explorar e reconhecer, por meio do toque, todas as obras da Galeria Tátil, apresentadas segundo um criterioso padrão de acessibilidade e complementadas por outros recursos de apoio, como folder e catálogo em dupla leitura (tinta e braile) que podem ser consultados na recepção do museu incluindo audioguia elaborado especialmente para o público alvo participante desta exposição. Entre os artistas selecionados para a mostra estão Rodolfo Bernardelli, Victor Brecheret, Bruno Giorgio, Amilcar de Castro.

O percurso de visitação também é orientado por um piso tátil, que permite e indica um caminho para a exploração das obras que se encontram nesta galeria. Esta é mais uma ação do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), voltado para garantir a possibilidade de fruição da arte para a pessoa com deficiência.

SERVIÇO

Programa Educativo para Públicos Especiais

Agendamento de visitas orientadas

de segunda a sexta das 10h00 às 17h00

Fones: (011) 3324-0945

Fax: (011) 3324-0946

educaespecial@pinacoteca.org.br

Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, 2 – (11) 3324-1000

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h

Ingressos - R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

Nenhum comentário: