quarta-feira, 31 de março de 2010

Vencedores do Prêmio Sentidos

No dia 30/03/2010, o Prêmio Sentidos foi comemorado no Memorial da América Latina, em São Paulo. Participantes de todo o Brasil estiveram presentes.

Para a comissão julgadora foi difícil escolher um trabalho ou pessoa para ser o vencedor, já que todos os finalistas levaram histórias e ações fabulosas, mas há uma certeza: os finalistas são ganhadores só por terem sido selecionados entre 787 concorrentes espalhados por todo o país.
Vamos aos primeiros lugares de cada categoria:

Categoria Arte
IASMIN CARNEIRO FREITAS


Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Ceres/GO
Sua história: Nasceu prematura com dificuldade respiratória e fenda palatina. Foi diagnostica como portadora da Síndrome de Stickler e Sequência de Pierre Roubin. Ela possuía fenda palatina, 23 graus de miopia em ambos os olhos, respostas auditivas ausentes bilateralmente. Sua mãe a colocou em contato com a música. Hoje com 9 anos de idade tem um ótimo desempenho com o piano.

Categoria Empresa

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO


Cidade/Estado: São Paulo/SP
Projeto de Inclusão: Desenvolveu o programa Igual Diferente que visa possibilitar aos usuários de instituições para uma participação em cursos de arte. Um exemplo de curso é o Aprender para Ensinar: destinado à formação de educadores surdos para mediar a relação público-obra de arte no espaço do museu, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Categoria Esporte

EDSON DANTAS DE OLIVEIRA


Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Sua história: Sofreu um acidente que o levou à amputação da perna direita. Após colocar a prótese e passar por um longo processo de reabilitação, recuperou sua auto-estima e voltou a trabalhar, jogar bola e exercer suas atividades cotidianas. Em 2000, começou a se dedicar à corrida. Além das vitórias pessoais, é considerado um dos melhores atletas brasileiros amputado de membro inferior nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros. Também é representante do Projeto Próximo Passo, que desenvolve e executa ações e contribui para a melhoria da vida das pessoas com deficiência. Edson é bicampeão da Maratona de Nova York.

Categoria Gente como a Gente

ISIS MARIA DE ALMEIDA RAMOS


Tipo de Deficiência: Física
Cidade/Estado: Campinas/SP
Sua história: Portadora de Artrogripose múltipla congênita, ela conseguiu vencer as barreiras do preconceito, estudando, dançando e sonhando com a formação de professora para transmitir sua experiência de vida a alunos com deficiência. Formou-se em Pedagogia, foi aprovada em concurso, na Prefeitura Municipal de Paulínia como professora de educação especial atuando na inclusão de bebês com deficiência na estimulação precoce. Locomove-se com autonomia em seu carro adaptado. Participa efetivamente no movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Sendo a artrogripose uma deficiência pouco pesquisada e disseminada no Brasil, faz de sua vida uma instigante fonte de conhecimento.

Categoria Literatura


THIAGO RIBEIRO SANTOS

O Tio de Thiago estava o representando

Tipo de Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua história: Autor de ESPERANÇA SEM FIM traz o depoimento de uma batalha sem trégua pela conquista de cada dia. Em meio há uma vida que muitos julgam ser difícil por causa do acidente que o deixou tetraplégico. Para ele, a verdadeira força vem da esperança do amor e de transformar o impossível em possível. Visando uma vida melhor e querendo compartilhar sua experiência com outras pessoas criou um blog, como forma de demonstrar ao mundo que enquanto há vida há Esperança Sem Fim. www.espelhodaseras.blogspot.com


Categoria Terceiro Setor

ASSOCIAÇÃO ADAPTAÇÃO E SURF


Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua atuação social: Fundada em 2007 a instituição promove a inclusão de pessoas com deficiência permitindo o acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a Natureza. Realiza projetos socioambientais nas áreas de surf adaptado, acessibilidade das praias e preservação. Com aulas gratuitas de surf, atividades de lazer nas praias e mutirões de limpeza das mesmas. Já beneficiou mais de 200 pessoas diretamente com as atividades realizadas nas praias Cariocas e atualmente 20 alunos participam das aulas de surf.


Contamos com a presença de pessoas ilustres, como Dudu Braga (apresentador e locutor), Marco Pellegrini (coordenador de projetos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Marcos Belizário (Secretário Municipal das Pessoas com Deficiência), Flávia Cintra (consultora da Rede Globo), entre outros.

Veja a cobertura completa na próxima edição!!

Créditos de fotos: Douglas Daniel
Créditos da descrição dos ganhadores: Site Sentidos

Nenhum comentário: