segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cérebro humano não forma casinhas de comando


O cérebro humano não é formado por "casinhas" isoladas, cada uma com a responsabilidade de controlar diferentes funções do corpo, na realidade, nossas atividades são definidas em múltiplas partes do órgão. A afirmação é do neurocientista paulista Miguel Nicolelis, que trabalha na Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA). "Se a pessoa perde a função visual, a função táctil se distribui para todo o córtex cerebral e inclusive para o córtex visual", diz.
"O nosso alcance vai mudar, no longo prazo, nossa noção de ambiente, de presença física", afirmou o neurologista. Segundo ele, isso será possível por meio da interação entre as máquinas e o cérebro, que passaria a considerar aparelhos, mesmo que estivessem distantes, como se fossem parte do ser humano.
Para isso, é preciso que o cérebro receba e "entenda" os sinais emitidos pelos aparelhos e vice-versa. De acordo com Nicolelis, isso não está muito longe. "No caso de um tenista, já é como se o cérebro entendesse a raquete como uma parte do corpo", conclui.

Fonte: Folha Uol. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u578473.shtml

Nenhum comentário: