terça-feira, 24 de novembro de 2009

Congresso sobre Reabilitação

Está acontecendo o III Congresso Internacional AVAPE de Reabilitação e Inclusão. O evento ocorre até o dia 25 de novembro. Com o foco no empreendedorismo e na defesa dos direitos humanos para a pessoa com deficiência, a FENAVAPE (Federação Nacional das AVAPEs) convidou autoridades e pessoas que promovem a inclusão social.
Na mesa dos palestrantes estão presentes os dirigentes da AVAPE e representantes de entidades da América Latina, como Soledad Fernandes, coordenadora-chefe de Terapia Ocupacional do Hospital do Trabalhador do Chile, e Yolanda Coello, diretora executiva da Fundação Honduras de Reabilitação e Integração.
Entre os representantes brasileiros estava Linamara Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em sua palestra, a secretária afirmou que o Brasil está mudando o conceito sobre a deficiência, e a tecnologia tem sido essencial para determinados progressos: “A internet permite que as pessoas com deficiência interajam com a sociedade, dando oportunidade para aqueles que possuem limitação motora, pois alguns trabalhos podem ser feitos somente com a capacidade intelectual”.
Como o assunto foi empregabilidade, Linamara aproveitou o ensejo para lembrar que o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social deve ser uma forma de incluir e dar oportunidades para a pessoa com deficiência e não mantê-la em casa. “Alguns fazem a leitura desse beneficio de forma errônea, obrigando a pessoa com deficiência a ficar em casa, sendo que trabalhar faz com que ela seja ativa e realmente inserida na sociedade”.
Hoje, o tema foi sobre responsabilidade socioambiental e uma das participações foi de Daniel Shepherd, especialista sênior de operações do BID- FUMIN, dos Estados Unidos.
Amanhã, no encerramento do Congresso, o assunto será sobre envelhecimento e a palestrante Martha Aristzábel- médica fisiatra da Colômbia, falará sobre perspectivas.

Nenhum comentário: