terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atendimento debaixo do viaduto

A esperança de uma qualidade de vida pode estar debaixo do nosso nariz, quando passamos por cima do viaduto do Pacaembu. É isso mesmo...a Fraternidade Irmã Clara (FIC) se instalou no vão do viaduto, na zona oeste de São Paulo, e há 27 anos promove assistência às pessoas com paralisia cerebral em grau severo.
A instituição oferece tratamento à população carente em regime de internato, pessoas órfãs entre 11 a 47 anos.
Possui o Centro de Reabilitação que tem dois setores de fisioterapia e fonoaudiologia. Na área de fisioterapia há atendimentos em: fisioterapia cardiorrespirátoria, hidroterapia, fisioterapia neuromotora e terapia ocupacional. Já em fonoaudiologia, os pacientes poderão contar com programas que auxiliam na melhor digestão dos alimentos.
Um dos principais objetivos da Fraternidade é estimular ao máximo a independência do assistido, que através dos atendimentos, começa a realizar atividades cotidianas como se alimentar sozinho, equilibrando tanto o corpo como a coordenação motora para talheres e pratos.
Hoje a FIC atende 37 pacientes, mas esse número vai dobrar quando finalizarem a construção da nova sede na Rua do Bosque, no bairro da Barra Funda, que terá uma área de 3 mil m². A previsão de mudança para a nova casa está para o início do ano de 2010 e a expectativa será de ampliar a área de atendimento e acomodações.
Mais informações podem ser obtidas através do site www.ficfeliz.org.br ou pelo telefone: (11) 3666-2727

Um comentário:

Leonardo Valesi Valente disse...

Olá!!! Passando para primeiramente elogiar seu blog: maravilhoso! Adorei as fotos, as matérias, a riqueza de incluir...
Porém, neste texto, há um pequeno deslize ao incluir a área de Terapia Ocupacional como se fosse um ramo da Fisioterapia ("Na área de fisioterapia há atendimentos em: fisioterapia cardiorrespirátoria, hidroterapia, fisioterapia neuromotora e terapia ocupacional").
Gostaria que corrigisse, pois Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia são tradicionalmente as áreas da REABILITAÇÃO, e cada uma delas tem seu corpo de saber e técnicas específicas, não sendo áreas derivadas umas das outras.
No mais, sucesso sempre, parabéns!
Dr. Leonardo Valesi Valente
Terpeuta Ocupacional
Especialista em Saúde Mental
CREFITO-4 / N°7941TO