sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Curso

Estão abertas, até o dia 20 de dezembro, as inscrições para o "Curso Neuroevolutivo - Conceito Bobath 2009", promovido pelo Núcleo de Estudos em Neuropedriatria e Motricidade (NENEM) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A atividade é voltada a fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que tenham interesse em aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras disfunções neurológicas, baseados no Conceito Neuroevolutivo de Bobath.

Este conceito foi desenvolvido em 1950 por Karel Bobath e Berta Bobath. Seu princípio básico é facilitar o movimento motor do paciente e inibir movimentos e posturas anormais causados pela sua deformidade. A partir do método, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. Materiais como bola, andador, espelho e rolo são utilizados durante o tratamento.

No curso os participantes desenvolvem a capacidade de focar o tratamento na visualização das tarefas diárias do paciente, tentando proporcionar mais autonomia e independência em atividades cotidianas, como pentear os cabelos, vestir-se, alimentar-se, fazer higiene pessoal, dentre outras.

O curso tem carga horária de 280 horas e está dividido em quatro módulos que acontecem nos meses de janeiro, abril, julho e outubro de 2009. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h30, no campus São Carlos da UFSCar.

Os alunos que concluírem o curso receberão certificado da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e da Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais (ABRADIMENE).

Para inscrever-se, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade da UFSCar, pelo telefone (16) 3351-8435, e solicitar a ficha de inscrição. O valor do curso, as formas de pagamento e os documentos para inscrição também podem ser consultados em www.ftneuroped.ufscar.br.

Nenhum comentário: