quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Deficiente visual é aprovada em primeiro lugar no vestibular da UEG de Iporá



FONTE: Município de Iporá
Iporá-GO

Daniele Santos de Oliveira foi aprovada em 1º lugar no curso de Biologia. José Ferreira, também deficiente visual, foi aprovado em 6º no curso de História

da Redação
Superar barreiras diariamente parece ser a missão da maior parte dos portadores de deficiência física no Brasil. Mesmo assim, uma parte deles consegue vencer os obstáculos e conquistar seu espaço na sociedade.
Deliane Santos de Oliveira, 17 anos, e José Ferreira, de 46 anos, são dois personagens desta luta. Portadores de deficiência visual, eles conseguiram passar por todas as barreiras e realizarem um sonho comum, o de ingressarem no Ensino superior.
Santos de Oliveira foi aprovada em primeiro lugar no curso de Biologia na Universidade Estadual de Goiás em Iporá. Deliane cursou o ensino médio no Colégio Ariston Gomes da Silva e terminou o processo seletivo da UEG a frente de todos os 34 concorrentes as 18 vagas que a unidade de Iporá disponibilizou para o ano de 2012.
José Ferreira que cursou o ensino médio no do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) Dom Bosco, foi aprovado em sexto lugar para o curso de História, também na UEG de Iporá.
Deliane e José Ferreira são exemplos de como a educação inclusiva pode contribuir para o crescimento intelectual e pessoal dos portadores de deficiências físicas. Mesmo diante de uma luta diária para vencer as adversidades impostas por suas condições, os dois estudantes se tornaram um exemplo para todos os amigos e diretoria dos colégios onde concluíram o terceiro ano do ensino médio.
Haverá a necessidade de uma reformulação nas estruturas e também dos métodos de ensino da Universidade que irá receber os dois mais novos universitários de Iporá, porém todas as providencias já foram tomadas e professores foram contratados para auxiliar a todo o momento os dois alunos.
Diante das Aprovações de Deliane e José Ferreira a Subsecretaria de Educação através da professora Wesilene Ferreira Leonel Siqueira que é representante da Rede de Apoio à Inclusão, divulgou uma carta parabenizando os dois futuros universitários por essa importante conquista. Conquista que não é vista de forma individual, mas sim de toda a sociedade, instituições de ensino e professores que acreditaram que é sim possível utilizar recursos educacionais para fazer com que a educação inclusiva seja realmente formadora de cidadãos.
Confira abaixo a carta divulgada pela Sub-Secretaria de Educação de Iporá:
A Subsecretaria Regional de Educação de Iporá parabeniza os alunos Deliane Santos de Oliveira e José Ferreira Santana por esta grande conquista.
Com a implantação do Programa de Educação para Diversidade numa Perspectiva Inclusiva em 1999, muitos desafios para consolidar a Educação Inclusiva são impostos ano após ano e com isso consequentemente os avanços chegam às Unidades Escolares. Um deles é fazer valer na prática o direito de pertencer e receber todos os recursos necessários para que a aprendizagem de nossos alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam de fato efetivadas. Nesse sentido, gostaríamos de parabenizar os alunos Deliane do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva e José Ferreira do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) Dom Bosco, ambos com deficiência visual (cegos). Os quais também são atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado de Iporá (CAEE).
Valorizando o mérito de serem aprovados no vestibular da Unidade Universitária de Iporá UnU - UEG, em 1º lugar no curso de Biologia (Daliane) e 6º lugar no curso de História (José) desejamos que seus exemplos sejam motivação tanto para nossos alunos como para os educadores no sentido de acreditar e fazer acontecer a inclusão.
É motivo de orgulho para todos os professores que trabalham na perspectiva de atender com qualidade a diversidade em sala de aula e buscam respeitar as especificidades desses alunos, por meio da interação em sala de aula, onde se propõem ser um elo direto entre o aluno e o conhecimento utilizando de instrumentos necessários para que a aprendizagem aconteça sem nenhum prejuízo.

Nenhum comentário: