terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A arte brasileira para todos

A exposição OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, do artista Cacau Brasil, na Passarela da Estação da Luz, apresenta sua versão acessível às pessoas com deficiência. Uma ação da ONG Mais Diferenças e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Com entrada gratuita, a mostra tem a marca da democratização do acesso, podendo ser absorvida por todo tipo de público, por incorporar os princípios do Desenho Universal (conceito que define produtos e ambientes que possam ser usados por todos), garantindo o acesso físico e o de informação às pessoas com algum tipo de deficiência.


O espaço da exposição é um corredor fechado de 34m de extensão por 4m de largura e 2,40m de altura montado numa das passarelas da Estação da Luz. Em um ambiente com iluminação especial tudo leva à assimilação da pintura, das impressões poéticas e das experimentações de Cacau Brasil. O objetivo é apresentar ao visitante o lirismo do cotidiano, através de diversas manifestações artísticas: pintura, poesia, música, vídeo-arte e performances cênico-musicais.

Entre 18 e 28 de fevereiro, as pessoas com deficiência poderão ter acesso à exposição sem qualquer restrição:

• Intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – A interpretação para o público surdo será feita durante todo o horário da exposição;

• Braille e Letras Ampliadas – Os textos das obras expostas e o Programa da Exposição estarão impressos em Braille para pessoas cegas e com letras ampliadas para pessoas com baixa visão;

• Planos e Serviços de Acessibilidade – Este material conterá todas as informações sobre acessibilidade do local, do entorno e da exposição. Terão versões impressas em tinta, Braille e letra ampliada;

• Audiodescrição – As pessoas com deficiência visual receberão, na entrada da exposição, equipamentos para acompanharem as performances teatrais, o vídeo e as obras que fazem parte da instalação por meio de audiodescrição. A audiodescrição contará com um depoimento do artista Cacau Brasil, com informações disparadoras e instigantes sobre o processo criativo de cada obra, o que dará à pessoa um entendimento maior da exposição – uma inovação nesse tipo de exposição, uma vez que não se tem notícia de artistas fazendo audiodescrição da sua própria obra;

• Piso tátil – Instalação de piso tátil para demarcar um circuito acessível às pessoas com deficiência visual;

• Experiência sensorial – vendas estarão disponíveis para as pessoas que desejarem visitar a exposição com os olhos cobertos, utilizando-se dos recursos acima descritos, para vivenciar e sentir a exposição com a exploração dos outros sentidos.

Sobre a Audiodescrição

A audiodescrição consiste em descrever posicionamentos, cenários, personagens, formas, cores, situações e detalhes para que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso ao o que ocorre na cena.

Cacau Brasil

É compositor, cantor e artista visual e escritor. Apaixonado pela arte popular brasileira e suas diversas manifestações, leva estas características para a sua produção cultural.


Serviço

Local: Passarela da Estação da Luz (Praça da Luz, s/no – Luz – Junto ao Museu da Língua Portuguesa – São Paulo)
Telefone:(11)3326-0775
Versão Acessível às Pessoas com Deficiência: de 18 a 28 de fevereiro – de terça a domingo, das 10h às 18h
Horários das performances:
Quarta a sexta-feira, às 11h e às 13h
Sábados e domingos, às 11h, 12h, 14 e 15h

Entrada franca

Fonte de informação:Quatro Elementos Comunicação & Mkt Cultural

Nenhum comentário: