sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cão, o melhor amigo do homem



Há algum tempo, os hospitais têm adotado a medicina humanizada, utilizando métodos diferentes como brinquedos e animais, para auxiliar no tratamento de crianças e adultos. Seguindo essa linha, Denizard Baldan, adestrador de animais, criou o projeto “Patinhas do Bem”. Esse programa tem o objetivo de proporcionar a pessoas hospitalizadas, alegria e descontração, que por consequência auxilia na recuperação da saúde dessas pessoas.
O projeto conta com 20 cães de temperamento dócil que visitam as instituições e são acompanhados por voluntários, veterinários e terapeutas ocupacionais, que realizando um tratamento mais completo. Durante os encontros de pacientes com a equipe “Patinhas do bem”, são realizadas atividades como apresentação de agility, show dog, contato com o animal, brincadeiras para trabalhar a motricidade e estimular o raciocínio, desfile de cães fantasiados e sorteio de brindes.
Segundo Baldan, as visitas têm aumentado o bem-estar dos pacientes. “Os cães têm a afetividade e a reciprocidade como características, isso auxilia no acesso e no desbloqueio das emoções, devido ao vínculo paciente/animal, trabalhado pelo terapeuta”.
O “Patinhas do Bem”, já realizou visitas no Instituto Brasileiro de Reeducação Motora (IBRM), na Associação de Amigos com Câncer (Amicca), na Casa Maternal Mello Mattos, no Asilo Legião do Bem, Associação Beneficente São Martinho, Associação Recreio dos Anciãos e CAMP para Terceira Idade. Baldan pretende aumentar o número de instituições para serem atendidas pelo projeto, ainda esse ano.

Para agendar uma visita do Projeto Patinhas do Bem a uma Instituição, basta encaminhar um email para patinhasdobem@gmail.com

Um comentário:

CYBELLE VARONOS disse...

Bom, sou totalmente suspeita porque adoooooro animais....
Acho esse contato maravilhoso e bom pros dois lados!!!!
Bjokasssssss