quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A inauguração da primeira brinquedoteca móvel adaptada


Amanhã dia 28 de agosto, a Associação Cruz Verde, na capital paulista, inaugura a primeira brinquedoteca móvel do país adaptada para pessoas com deficiência, uma ação que promete auxiliar no desenvolvimento cognitivo de pacientes acamados como os que possuem paralisia cerebral severa.
O projeto, que deverá beneficiar no primeiro momento 450 pessoas por mês.
A iniciativa iniciou através de doação de corredores feita por meio da Corpore Brasil e ainda contou com apoio da Rihappy Brinquedos, responsável pelo desenvolvimento da brinquedoteca móvel e que colocou a disposição para implantação do projeto, a consultora Germana Savoy, Diretora da Associação Brasileira de Brinquedoteca, psicóloga com especialização em neuropsicologia e que utiliza ferramentas e recursos lúdicos para estimulação de crianças com algum tipo de privação. "Quanto mais cedo introduzir o ato de brincar para a criança com deficiência, é possível mudar o seu prognóstico, diminuindo suas seqüelas e melhorando sua qualidade de vida”, analisa Germana.
Os brinquedos serão utilizados pelos diversos profissionais do hospital e voluntários. “É um grande benefício para um paciente que vive acamado, muitas vezes sem poder receber estímulos diferentes, sem poder viver experiências novas e sem poder viver esse mundo mágico dos brinquedos e dos livros”, explica Marilena Pacios, superintendente da associação.

Um comentário:

Yoko disse...

Excelente ideia da brinquedoteca móvel, pois permitirá aos pacientes com dificuldade motora severa de começar e/ou continuar o tratamento.

Espero que venha para o meu estado de PERNAMBUCO e demais estados brasileiros.

Empresários deste país, adotem á causa. Assim, teremos não só a 1. brinquedoteca como milhares espalhadas pelo Brasil.

Assim seja, meu Deus