segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CIEE dá oportunidade para deficientes

Em 2009, o Programa CIEE para pessoas com deficiência completa uma década. Durante o período, mais de 7,5 mil jovens foram beneficiados com estágios em empresas e órgãos públicos.

Parte das ações sociais desenvolvidas no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), objetiva contribuir para solucionar o maior obstáculo à inserção efetiva de deficientes no mercado de trabalho: a falta de capacitação dos candidatos.

E os resultados são positivos, embora ainda não tenham o retorno desejável. “Embora não conte para o cumprimento da Lei de Cotas (Lei 8.213/91), cada vez mais o estágio vem sendo reconhecido pelas empresas como o mais eficiente instrumento de capacitação, não só de deficientes como de estudantes em geral, antes da contratação efetiva”, constata Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.

Além do estágio, outras opções para preparação desse segmento para o mercado de trabalho estão disponíveis no leque de serviços oferecidos pelo CIEE, caso das oficinas presenciais e cursos de educação a distância, de capacitação e desenvolvimento atitudinal, ministradas por solicitação das empresas parceiras, tanto para estagiários como para funcionários efetivos.

Além de cadastrar e encaminhar estudantes com deficiência, o CIEE apoia ações e eventos para divulgar a importância dessa modalidade de inclusão, como o Encontro de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência Visual: Reflexão e Prática, realizado anualmente no Teatro CIEE, na capital paulista.


Fonte: CIEE

Nenhum comentário: