quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fisioterapeuta, seja um voluntário!


“Nathan está mais ágil, mais esperto, tem mais atenção e está mais calmo. Antes era muito nervoso. Sua musculatura está melhor. Ele está bem, mas acredito que se ele fosse atendido com mais freqüência, seria ainda melhor”, essas são as palavras de Christian Geórgia Silva, mãe de Nathan Gabriel Domingos, de 4 anos e que teve paralisia cerebral ao nascer. Nathan é atendido pela equipe de fisioterapeutas da Sociedade Beneficente de Anchieta (SBA).
A importância de a criança ser submetida em fisioterapia é melhorar sua qualidade de movimentos motores. “As sessões podem trazer para criança algumas atividades que antes ela não poderia praticar. A paralisia cerebral em nível 1 tem a possibilidade da pessoa andar e com a terapia, poderá acelerar esse processo. Já no nível 5 (que seria mais comprometido) pode prevenir que a criança tenha deformidades, como não conseguir esticar as pernas e mãos, ou até mesmo sentar-se numa cadeira”, afirma Cristianne Kavamoto, médica fisiatra do Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A SBA precisa de fisioterapeutas do Rio de Janeiro, que estejam com o coração aberto para se tornar um voluntário e fazer parte da vida dessas crianças. Júlio César Bastos, fisioterapeuta da instituição, diz que são necessários 30 minutos para atender cada criança deficiente de forma eficaz. Hoje é oferecido esse tratamento somente duas vezes por semana, mas ainda de acordo com Bastos, o ideal é ter mais sessões semanais, no entanto, por falta de verbas não há contratações de novos médicos e por isso a necessidade do voluntariado.
Cristianne alerta que os pais devem acompanhar seus filhos nas sessões e tirar qualquer dúvida que venha ter e aprender técnicas para estimular a criança em casa. “A estimulação no ambiente familiar é fundamental para a evolução do paciente, junto ao acompanhamento do fisioterapeuta especializado em doenças neurológicas”, conclui.
Os fisioterapeutas de plantão que queiram dedicar parte do seu tempo para ampliar o atendimento para as crianças podem entrar em contato direto com a Sociedade.
Sociedade Beneficente de Anchieta (SBA)
Avenida Nazaré, 2336 – Anchieta - Rio (RJ).
Tels. (21) 2455-8100

Nenhum comentário: