sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dia de Luta


A data de 21 de setembro é marcada pela comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. São inúmeros os eventos que aconteceram ou irão acontecer, pelo país. No Rio de Janeiro, como já divulgamos nesse espaço, vamos ter o primeiro SuperAção RJ. O Movimento SuperAção, que realiza a passeata do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em dezembro na capital paulista, se junta a ONG Espaço Novo Ser e promove uma caminhada no domingo pela orla de Copacabana, com o tema “Respeito à Diversidade”. Em Santos, no litoral paulista, debates sobre as formas de inclusão marcam a 18ª Semana do Deficiente. Hoje será ministrada a palestra “A Inclusão Começa em Casa”, no auditório da UniSantos. Amanhã, temos o simpósio "Cultivar o Cuidar de Si para Acolher o Outro: a Ética do Fazer a Diferença". A semana termina no domingo com o evento Point 21 de Setembro, das 14h às 17h, na Fonte do Sapo, orla da praia. Em Rio Claro, no interior do estado, teremos atividades hoje e amanhã, organizadas por órgãos públicos. Em Amparo, o V Envolver, organizado pela ONG Amparo Eficiente, já é tradicional e acontecerá no sábado, mobilizando a população do município. Em Sergipe, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove a II Semana da Acessibilidade, com eventos diversificados e que terminam dia 21. O objetivo é despertar a sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência nas diversas áreas como educação, trabalho, esporte, lazer e cultura.

Muitas conferências também marcam a data. No último dia 16, aconteceu a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Salvador, que abordou o tema 'Inclusão, Participação e Desenvolvimento - Um novo jeito de avançar'. Os objetivos foram fortalecer a sociedade civil para uma participação qualificada, verificar avanços das ações de Governo na política de inclusão social das pessoas com deficiência e fomentar a ampliação dos Conselhos Municipais em todo o Estado. Em Pernambuco, no dia 17, aconteceu a III Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, com temas similares a de Salvador. Em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, no mesmo dia tivemos a apresentação do projeto "Educar na Diversidade", que reuniu grupo de profissionais que atuam nas escolas municipais do município e desenvolvem atividades relacionadas à prática de educação inclusiva. Na capital, Cuiabá, a data também foi lembrada e as atividades programadas contaram com a presença de municípios vizinhos. Mais de duas mil pessoas compareceram. Roraima realizou nos dias 17 e 18 o II Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Rio Grande do Norte realiza o 3º Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, que termina hoje, também abordando práticas inclusivas no sistema de ensino e em outros contextos.

Essa profusão de eventos mostra que o segmento da pessoa com deficiência se mobiliza cada vez mais. E reforçamos a idéia de que participar deles é de suma importância. Mas vital mesmo é que todos provoquem ações práticas, públicas e privadas, na construção de uma sociedade inclusiva.

Na foto, palestra que fez parte do IV Envolver, ano passado em Amparo (SP).

Nenhum comentário: