quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Prêmio Contestado

Nesta segunda-feira (27), o Sistema Conselhos de Psicologia divulgou uma moção de repúdio contra a menção honrosa concedida à reportagem "Sem hospícios, morrem mais doentes mentais" - publicada em 9 de dezembro de 2007 no jornal O Globo - na 30ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Considerando-se defensor das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica brasileira, o Sistema Conselhos de Psicologia manifestou-se contra a escolha da reportagem por "ignorar as críticas e denúncias acumuladas por vinte anos de luta antimanicomial no país".

Segundo o comunicado divulgado pela entidade, "a matéria contraria os norteadores e experiências relativas ao novo modelo de atenção à saúde mental, orientado por uma ética que prima pela observância dos direitos humanos cunhada no rigor técnico e metodológico".

No texto, o Sistema Conselhos de Psicologia explica que, para eles, "o hospital psiquiátrico é um dispositivo de segregação, o que configura o aviltamento dos direitos humanos". Além disso, essas instituições "operam um manejo de silenciamento e exclusão da loucura", e as técnicas apresentadas como neutras e cientificamente corroboradas na reportagem "revelaram-se historicamente como mecanismos sutis, perversos e eficazes para a violação dos direitos humanos".

A entidade considera que a matéria premiada "desconsidera os avanços oriundos das políticas públicas em implementação no país, dando destaque somente aos opositores dessa proposta e manipulando os dados de modo a transparecer um quadro alarmante e sensacionalista". O texto lembra também que na época da publicação da reportagem, o jornal O Globo recebeu críticas e manifestações por parte de várias entidades ligadas à Psicologia e aos Direitos Humanos.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário: