segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia Nacional da pessoa com deficiência física

Hoje, 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e a revista Sentidos homenageia esse público, que faz diferença na sociedade, relembrando alguns personagens que foram destaques nas edições.
A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Fernandes, uma pessoa brilhante na luta contra a violência doméstica, sofrida pela mulher. Com o drama pessoal, que resultou a paraplegia, ela conseguiu levar ao Congresso Nacional a aprovação da Lei que leva o seu nome, e que defenderá os direitos das mulheres brasileiras.

Leia a homenagem no site da revista Sentidos.
www.revistasentidos.com.br

Parabéns aos mais de 9 milhões de pessoas com deficiência física.

3 comentários:

Antonio Cezar, olocutor.com disse...

Me desculpe mas, nas pesquisas já realizadas por mim para a formação de um dos mais completos site de Datas Comemorativas da língua portuguesa, não encontrei suporte suficiente para que essa data fosse considerada de caráter nacional, pois não pude saber até agora de alguma associação de classe, lei federal ou congresso de deficientes que houvesse criado a data, existindo apenas o "Dia do Deficiente Físico" (comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 2.795 De 15/04/1981); se eu estiver errado nisso, por favor, me corrija.

Obrigado

Priscila Sampaio disse...

Olá Antonio!
A data é confirmada pelo calendário do IBGE. Você pode confirmar pelo IBGE Teen, veja no link http://www.ibge.com.br/ibgeteen/datas/index.html.
Abraços,

Antonio Cezar, olocutor.com disse...

Veja que muitas datas são incluídas em calendários sem as devidas verificaçções.
Verificando o link que você me indicou, constatei que eles não mostram qualquer referência que torne essa data pacível de ser considerada uma comemoração nacional, apenas tegiversando sobre o assunto, no link que deveria conter uma explicação mais fiável.
Eu tenho pesquisado muito e nesse trabalho tenho descoberto e elucidado muitos erros, com datas móveis que aparecem em vários dias próximos de acordo com o ano em causa, mas que não justificam essa variação, entre outras irregularidades.
Por isso, hoje considero o meu trabalho, um dos mais completos da língua portuguesa.

Obrigado.

Antonio Cezar, olocutor.com.