segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fraturas de ossos podem ser recuperadas

O tratamento com células-tronco é uma promessa para inúmeras curas para este século. E uma delas é a correção de fraturas e doenças como artrite. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Keele, Grâ-Bretanha, injeções com células-tronco adultas podem estar próximo de se tornar em uma das partes fundamentais para o tratamento. Essas células-tronco são manipuladas em laboratório e recebem um revestimento de pequenas partículas magnéticas. Al Haj, um dos responsáveis pelo estudo, afirma que conseguiram construir ossos novos em camundongos. O próximo passo de experimentos seriam nos gansos e segundo Al Haj, será testado em seres humanos dentro de cinco anos.
Para Lilian Piñero, presidente do Instituto de Pesquisa de Células-Tronco e ph d em Biologia Molecular, esse tratamento é muito eficaz e já são realizados no Brasil estudos sobre reconstituição de ossos há pelo menos 5 anos. “No nosso Instituto regeneramos osso da boca de pacientes com falhas por nascerem com fissura palatal. Através das células-tronco de medula óssea do próprio paciente, misturadas com o gel ácido hialurônico e transferido para o defeito ósseo da boca, observamos após 14 dias, 50% da regeneração do osso.”
Segundo Lilian, o Brasil não tem um destaque maior em relação a experimentos com células-tronco por que há inúmeras burocracias que acabam por atrasar os avanços em tratamento. “Temos excelentes e criativos pesquisadores, que descobrem algo importante para saúde das pessoas, mas só tem reconhecimento dentro do país até 10 anos depois das descobertas”.

Um comentário:

Yoko disse...

Acredito que os médicos estão trabalhando para o bem da humaniade. Que os próximos passos caminhem para a cura de lesão medular, doenças severas como mal de parkinson, alzaimer e cancer. Eu creio.

Assim seja, meu Deus.