quarta-feira, 27 de maio de 2009

Brasil discute projeto de livros em braile


Nesta terça-feira o Brasil apresentou a proposta de elevar o número de acessos a livros em braile na Organização Mundial de Propriedade Intelectual em Genebra. O governo federal propõe que os direitos autorais de livros sejam suspensos para serem editados sem custos para deficientes visuais.
A principal proposta é que o livro em braile possa ser comercializado com preços acessíveis e sejam vendidos por editoras ou associações de cegos. Segundo o embaixador do Brasil em Genebra, Roberto Azevedo essa questão será trabalhada.
“Esse projeto acarreta um grande beneficio para o deficiente visual, por que oferece inúmeras publicações que poderão ser acessadas e não mais ficar restrito aos 10% de toda a produção gráfica que é realizada no Brasil.”, afirma Viviane Sarraf, fundadora do Museu Acessível para deficientes e responsável por projetos de inclusão de cegos em espaços culturais.
De acordo com o IBGE são quase dois milhões de deficientes visuais no Brasil e esse ano completa 200 anos do nascimento de Louis Braille, o inventor do código de leitura para cegos.

Nenhum comentário: