quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Praia Acessível


No último domingo foi inaugurado o projeto Praia Acessível, na praia do Leblon, Rio de Janeiro. Esta iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Turismo, do Meio
Ambiente e da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro e consistiu na construção de uma esteira de bambu que permite ao cadeirante um deslocamento suave e seguro até o meio da faixa de areia.

Ao término da esteira, existem duas grandes barracas e duas cadeiras anfíbias, que permitem um segundo deslocamento até o mar. Toda a estrutura foi montada no Posto 11 e existe um outro projeto para que a iniciativa se repita no Posto 3, em Copacabana. A intenção é que gradativamente toda a orla da cidade maravilhosa receba os mesmos equipamentos, possibilitando ao cadeirante uma autonomia em seu ir e vir na praia.

Gente que conhece do assunto, como Lilia Pinto Martins, presidente do CVI-Rio, participou da implantação do projeto, para que as condições apresentadas fossem realmente satisfatórias. As ONGs Adaptsurf e Espaço Novo Ser também colaboraram decisivamente para o sucesso do mesmo. E é o que parece ter acontecido, segundo relatos pós-evento. O jornalista Eduardo Camara em seu blog "Mão na Roda" (www.oglobo.com.br/blogs/maonaroda) dá suas impressões sobre o que viu. Vale a pena conferir.

Se a estrutura montada convenceu quem vai utilizá-la, esperamos que a iniciativa se prolifere não só pelas praias cariocas, mas por toda a costa brasileira. Não tenho idéia dos custos envolvidos, mas não me parece que exigiu um grande investimento, muito pelo contrário. E o benefício, permitindo ao cadeirante acesso ao lazer, é enorme. Vamos torcer para sua expansão.

Foto: Blog Mão na Roda

Nenhum comentário: