sexta-feira, 5 de março de 2010

Voltar a andar

Para alguns, voltar andar é um sonho e esse sonho pode ser sentido através do Lokomat, o primeiro aparelho no Brasil que faz a pessoa paraplégica ou tetraplégica caminhar na esteira. Hoje, a equipe da Revista Sentidos esteve na AACD, do Ibirapuera, em São Paulo, para acompanhar o lançamento oficial da máquina.
Para fazer a demonstração, foi convidada a vereadora Mara Gabrilli, tetraplégica há 15 anos.


Depois das preparações necessárias e todos os cuidados, foram colocados os cintos de segurança, que levantaram seu corpo e a deixaram em pé.

Após diversos ajustes para segurança e melhor desempenho, Mara começou a andar.

Emocionada, a vereadora fala: “Quando o pé alcança a esteira, a sensação da marcha é mais forte ainda, é perfeito, sinto meu corpo inteiro, minha perna se movimentando e fico mais ofegante. Só que o quadril fica preso e não dá pra rebolar, faltou o toque feminino (risos).
“Não tive medo quando me colocaram de pé, é um sentimento de liberdade, parece que estou aprendendo a andar”

Ao andar, o paciente que está na Lokomat pode se olhar no espelho, que estimula sua autoestima. Al disso, há uma televisão que fica a frente do paciente que simula o local por onde ele está andando.
“Se não desligarem, eu saio andando daqui” (risos)


De acordo com Mara, depois do exercício feito na Lokomat, a postura dela fica melhor, a perna mais tonificada. “Isso demonstra que andar faz bem”, diz a vereadora.
O aparelho, que custa aproximadamente 1 milhão de reais, tem por objetivo melhorar o condicionamento físico, auxiliando no tratamento e reabilitação da marcha dos pacientes. Alice Ramos, superintendente técnica do Centro de Reabilitação, afirma que, o equipamento será importante para a reabilitação, que deve ser feita também com outras terapias.

5 comentários:

Laissa Castro disse...

Li e achei muito INTERESSANTE, a gente não se dá conta dos avanços e nem de como são importantes...
Espero sim que essa novidade não seja apenas privilégio de alguns!
Bjus :*

Marielly Campos disse...

Olá, bela matéria! Bem, sei que mais informações seria mesmo com a AACD, mas, vocês sabem me dizer qual o caminho para uma pessoa iniciar o tratamento?

Agradeço,
Abs.,
Marielly.

Myrna de Moura disse...

Nossa...q maravilha hein...super interessante e seria maravilhoso que todos os estados pudessem ter.

Myrna de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boas! meu nome es Sergio Fasano,eu sou da Argentina, nossa companhia é a propietaria dos aparelhos Lokomat para America do Sul. Nos representamos a marca HOCOMA da Suiça, eles disenharon o Lokomat. Para maiores informaçoes sob tratamentos e prestaçoes os mail son: sergiofasano@arrayamed.com.ar, gerencia@arrayamed.com.ar, marketing@arrayamed.com.ar é nosso telefone 00-54-3752-434782 / 424770 / 435500