segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pé Direito


O blog da Sentidos começa 2009 com boas novas. Pela primeira vez, cientistas conseguiram derivar células-tronco embrionárias autênticas de ratos. A novidade deve ajudar no desenvolvimento de modelos animais mais eficientes para o estudo de doenças que afetam o homem.

O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, foi publicado na edição de 26 de dezembro da revista Cell. Na mesma edição, um grupo liderado por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descreveu conquista semelhante, em estudo independente.

“Trata-se de um desenvolvimento importante na pesquisa com células-tronco porque os ratos estão muito mais próximos do homem do que os camundongos em vários aspectos de sua biologia. Muitos laboratórios pelo mundo mudarão a direção de suas pesquisas por conta da disponibilidade de obter células-tronco embrionárias de ratos”, afirmou Qi-Long Ying, professor da Escola de Medicina Keck e principal autor do estudo.

A descoberta representa um passo à frente no objetivo de criar ratos “nocauteados”, ou seja, modificados geneticamente para que não tenham um ou mais genes e possam ser usados na pesquisa biomédica. Ao observar o que acontece com os animais quando um gene específico é removido, os pesquisadores podem identificar a função desse gene e se ele está ligado a uma determinada doença.

“Sem células-tronco embrionárias autênticas é impossível realizar modificações genéticas precisas para a criação do modelo de doença que queremos. A disponibilidade de células-tronco de ratos vai facilitar enormemente a criação de modelos para o estudo de diversas doenças humanas, como câncer, diabetes, pressão alta ou doenças auto-imunes”, disse Ying.

Fonte: Agência Fapesp


Foto: NIH

Nenhum comentário: